Sinfônica da UFRN traz músicos de três continentes para concerto deste sábado


O terceiro concerto da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica da UFRN traz músicos de três continentes. E faz parte do “Festival de Inverno da Escola de Música da UFRN (EMUFRN)”. O evento é neste sábado (27), às 20h, na EMUFRN com entrada gratuita.

A Sinfônica da UFRN dá continuidade ao seu projeto de levar ao público do estado a música de alta performance internacional. A orquestra faz a estreia mundial da obra para piano e orquestra “On Canaan´s Border” do compositor americano James Lee III, que tem como solista o professor da EMUFRN, Durval Cesetti.

Outra estreia, desta vez de uma obra nunca antes executada na América do Sul, é “Rhapfest” de Xu Changjun do Conservatório de Música de Tianjin, China. A noite também tem o comando internacional do maestro espanhol, Juan Pablo Gómez.

Um pouco mais sobre as atrações

O maestro Juan Pablo Gómes é diretor titular e fundador da “Orquestra Filarmônica Partiture”. O início de sua carreira é precoce. A carreira de diretor de orquestra começa aos 17 anos. De lá para cá, o maestro espanhol acumula prêmios e menções honrosas em concursos como “Primeiro Prêmio do Concurso Internacional de Direção de Orquestra de Jovens Diretores”, organizado pelo liceu de música “Dinu Lipatti” de Bucarest (1998). A premiação mais recente é o “prêmio especial da Orquestra” no II Concurso Internacional de Direção de Orquestra de Kisiniev em 2011.

Xu Changjun é percussionista e compositor. É formado pela Academia de Artes de Anhui. É mestre pelo “Conservatório de Música de Xangai” e doutor pelo “Conservatório Central de Música” de Pequim. A tese de doutorado sobre as “13 Sequências”de Luciano Berio recebeu o prêmio “elite” do Ministério da Educação chinês e foi publicada pelo “Conservatório de Música” de Xangai. O músico chinês estudou também no “Conservatorio della Musica di Milano Giuseppe Verdi” na Itália. E foi vice-presidente do “Conservatório Central de Música” da cidade de Pequim e é atualmente o presidente do “Conservatório de Música de Tianjin”.

O compositor James Lee III é americano e suas obras tem sido tocadas por inúmeros intérpretes de grande nome internacional, como os maestros Michael Tilson Thomas, Leonard Slatkin e Marin Alsop. É professor da “Morgan University (Baltimore-EUA)” e doutor pela “University of Michigan”, também universidade americana. As composições frequentemente tem títulos evocativos que representam ideias religiosas, por vezes, ao mesmo tempo filosóficas. As músicas do norte-americano combinam técnicas composicionais e ideias arrojadas, por meio de uma sensibilidade de grande poder emotivo. Segundo os críticos, são estes elementos que fazem a obra ter uma grande penetração junto ao público. O Washington Post elogiou James Lee III por sua “música pura e brilhante”, o Baltimore Sun descreveu como “vibrante e rica em camadas”, e o South Florida Classical Review se impressionou por ela ser “tonal mas também possuir uma grande complexidade”.

Serviço

III Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica da UFRN

Data: 27 de agosto de 2016

Local: Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN

Horário: 20h

A retirada do Ingresso é realizada uma hora antes do início do Concerto

Palestra Pré-Concerto

Local: Sala 24 – Escola de Música da UFRN

Repertório

Abertura Egmont, op.84

Ludwing van Beethoven

Concerto para piano e orquestra “On Canaan’s Border” (estreia mundial)

James Lee III

(Morgan State University, EUA)

Solista: Durval Cesetti, piano

Rhapfest (estreia sul-americana)

Xu Changjun

(Conservatório de Música de Tianjin, China)

Para mais informações da imprensa:

Raquel Souza (assessoria de comunicação) – 99898-9876

Regresar al blog